quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Watchmen - A Saga

Uma vez eu namorei um cara que gostava de quadrinhos. Um dia ele me mostrou uma série de quadrinhos chamada Watchmen.

E nada mais foi como antes...

Watchmen foi publicada entre 1986 e 1987 com história de Alan Moore e arte de Dave Gibbons e foi uma revolução no mundo do HQ. O enredo é bárbaro: nos EUA existiam vários super-heróis do tipo "vigilantes", que agiram do início dos anos 60 até 1977, quando foi promulgada uma lei em resposta à revolta da população e da polícia, estabelecendo que os vigilantes precisariam se registrar junto ao governo. A partir daí a maioria deles se aposenta, enquanto alguns passam a trabalhar para o próprio governo. Quando a história começa, em 1985, um desses vigilantes é assassinado e sua morte parece fazer parte de um plano maior que envolve os demais vigilantes e o futuro da humanidade.

Junte a isso a Guerra Fria, teoria do caos, personagens complexos, metáforas, ilustrações e diagramação de primeira qualidade e temos uma obra-prima.

Não estou exagerando. Watchmen foi a única graphic novel que conseguiu uma honraria especial no prêmio Hugo e que esteve presente na lista da revista Time dos 100 melhores romances desde 1923.

A saga não diz respeito a sua trajetória como quadrinhos, mas sim como filme, pois desde o final da década de 80 tenta-se, sem sucesso, transformar essa história em película. O roteiro já passou por algumas pessoas; em termos de direção nomes como Terry Gilliam, Darren Aronofsky e Paul Greengrass já tinham sido envolvidos; os atores cogitados foram inúmeros: Robin Williams, Jamie Lee Curtis, Gary Busey, Richard Gere, Kevin Costner, Ron Perlman entre outros.

Mas, parece que agora em 2007 a produção saiu do atoleiro. Diretor e elenco estão confirmadíssimos e as filmagens já começaram. Quem vai ter a responsabilidade de dirigir esse filme é Zack Snyder, cuja obra mais recente foi 300 (2006). Acho que um dos motivos dele ter sido escolhido foi a forma como ele fez esse filme. Baseado no quadrinho homônimo de Frank Miller, 300 é HQ do início ao fim. Tem cenas que são simplesmente iguais ao quadrinho. E, sinceramente, é isso que se espera dele: não inventa, cara, só faz o melhor que puder para transformar Watchmen em filme.

Entre os atores não há ninguém mega-famoso, o que é bom. Mas, achei a maioria deles muito nova para interpretar personagens que deveriam ter uns 50 anos. Bom, vamos dar um crédito, pois a caracterização é que vai determinar se vai ficar bom ou não.

Em 2009, saberemos.

Confiram os atores abaixo...



Fonte das fotos: Rorschachs Journal

Nenhum comentário: