segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Em tempos de Halloween

Durante o mês de Outubro, quando as festas de Halloween começam a pipocar por aí, sempre aparecem os filmes de terror na TV, cinema ou Internet. O site The List Universe contribuiu com esse espírito criando uma lista dos "Top 10 Horror Movies".

Uma lista é sempre uma coisa ingrata, eu acho. Primeiro, nunca agrada a todos; e segundo, deve ter um número finito de itens, o que nos força a fazer escolhas que deixam outras opções igualmente boas de fora. Mas, mesmo assim, o ser humano adora uma lista!!!

Essa, em particular, eu achei média. Tem clássicos como O Iluminado (1980), O Exorcista (1973), Carrie - A Estranha (1976), mas outras escolhas que acho discutíveis, como Tubarão (1975) ou Les Diaboliques (1955), que, na minha opinião, estão mais para suspense do que terror/horror.

Um dos filmes escolhidos foi Ringu (1998), o filme original que inspirou O Chamado (2002). Eu só vi esse último e fiquei tão impressionada que não consegui ver nem o japonês e nem a continuação do americano. A sequência que aparece na famigerada fita é perturbadora demais e a cena da Naomi Watts chegando na sala e pegando o filho assistindo à fita foi muito marcante. Colocou criança na história, já me derruba...

Tem alguns outros filmes que eu citaria numa lista com essa:
  • Hellraiser (1987): vi esse aí no cinema e Pinhead e aquele cubo me atormentaram por muito tempo.
  • Extermínio (2002): vi sem pretensão nenhuma no Telecine, atraída mais pelo diretor (Danny Boyle) do que por qualquer outra coisa, afinal não sou fã de filmes de zumbis e cia. Mas, fiquei completamente fascinada por esse filme. História, personagens, câmera e trilha sonora sensacionais.
  • A Hora do Pesadelo (1984): tudo bem, tudo bem, esse filme não tem mais o impacto que teve na década de 80, mas não deixa de ser um clássico. Atire a primeira pedra quem dormiu tranquilo depois que conheceu Freddy Krueger.
  • A Sétima Vítima (2002): uma produção da Espanha com o EUA. Não é um dos filmes mais bem feitos do cinema, mas, para mim, foi muito assustador. Acho que é porque tem criança também.
  • O Sexto Sentido (1999): não sei realmente se colocaria esse filme numa lista de horror, mas me deu vontade de citá-lo agora. Acho que merece.

Se continuar pensando, vou acabar lembrando de outros, então é melhor parar antes que eu tenha dificuldade para dormir.

A seleção completa do The List Universe pode ser visualizada aqui.

Nenhum comentário: