terça-feira, 9 de outubro de 2007

Cinema e Banana

Pois é, tive que ficar desempregada para entrar na era dos blogs. Não aguentava mais trabalhar 12 horas por dia, feriados, finais de semana, atender celular nas horas mais esdrúxulas e ainda cuidar, ou tentar cuidar, de filho, marido e casa. Então agora estou curtindo umas férias e resolvi ter um hobby.

Um hobby, por quê não? Acho que o único que tive até hoje foi o clássico colecionar selos quando era criança. E ver filmes? Não, isso não é um hobby. O cinema é uma das razões de viver. Vejo filmes e sou apaixonada por eles desde que me lembro. Antes de ter filho, via uns 4 ou 5 filmes por final de semana, fora os que dava para ver durante a semana. Depois que Matheus nasceu ficou mais difícil. Como eu poderia parar por duas horas sem dar de mamar, trocar uma fralda, descobrir o motivo de um choro, atender um "Vem brincar comigo, mamãe."? Bom, eu poderia também deixá-lo com alguém para conseguir ir ao cinema. Fiz isso algumas vezes, não muitas. Depois dos filhos, seu mundo e suas prioridades viram de cabeça para baixo.

É como eu venho dizendo há 4 anos: "Cada escolha, uma renúncia."

Mas agora eu estou conseguindo voltar a ver filmes, ler sobre cinema, pensar sobre cinema. E isso é bom demais. O que me traz de volta a idéia acima: ter um hobby. Posso escrever um pouco sobre as minhas "divagações" em um blog. Quem sabe, elas podem chegar a outras pessoas sem ser meu marido e meus amigos. Ou não. Podem simplesmente ser postadas para o meu deleite e isso ser uma forma de passar o tempo e extravasar. O engraçado é que essa idéia começou quando eu estava vendo um desenho novo com o Matheus no canal Discovery Kids: Bruno e os Bananamigos. São histórias sobre esse tal de Bruno, que é um macaco e mora na Bananalândia, e seus amigos. Eles reforçam conceitos de números, conjuntos, cores e formas. Bem pré-escolar... Mas, em um determinado momento de cada episódio, o narrador fala numa empolgação total: "Somos loucos por bananas!!!!!". Eu acho essa a parte mais incongruente do desenho, porque todos os animais começam a aparecer, num momento meio psicodélico, gritando: "Bananas, bananas, bananas!!!". Aí, eu sempre penso: o que diabos passou na cabeça do canadense, o desenho é canadense, para botar todos os animais, elefante, flamingo, pinguim, entre outros, loucos por bananas.

Bom, numa das vezes que esse meu pensamento recorrente aconteceu, eu dei um voto de confiança para o canadense e achei que, realmente, todo mundo gosta de banana, mesmo me perguntando se o tal canadense algum dia já comeu uma banana. Mas, ainda dando corda para o meu momento de compreensão, eu pensei: "É que nem cinema. Todo mundo gosta." E pronto. Daí para o blog foi fácil.

Tudo bem que já houve críticas quanto ao título. Meu marido falou: "Quem disse que todo mundo gosta de cinema e banana?". Quem conhece Nando sabe que ele não consegue se controlar. Mas, verdade seja dita: eu mesma tenho exemplos desses desvios. Minha sogra acha que qualquer coisa que não esteja ligada à religião é uma graaaaaaande perda de tempo, principalmente esse negócio de filmes. E o meu próprio filho não é chegado a banana.

Mas, esse é o título. E se for encarado com um pouquinho de compreensão (né, Nando??!!), ele diz tudo.

Vamos ver o que acontece agora...

Nenhum comentário: