quarta-feira, 10 de outubro de 2007

El Método


Vi esse filme no Ciclo Festival do Rio do Telecine Cult e sua idéia me pareceu muito interessante. É uma produção argentina de 2005 que acompanha um grupo de candidatos a um cargo executivo numa multinacional espanhola. O diferencial é que o processo de seleção utilizado pela empresa é o Método Grönholm, onde uma série de situações "intensas" são propostas para que os candidatos sejam avaliados.

A abertura do filme já é ótima, mostrando os tais candidatos se preparando para a entrevista em cenas desencontradas, enquanto uma passeata contra a globalização pára Madrid.

Quando o filme propriamente dito começa, os candidatos já estão chegando na empresa e têm que preencher um formulário concordando com a utilização do Método Grönholm, que eles não sabem muito bem do que se trata. Mas, vão descobrir em breve, porque todos eles têm que ficar juntos numa sala, sentados numa grande mesa, com computadores a sua frente e já devem lidar com a seguinte questão: "Um de vocês não é um candidato verdadeiro. Descubram quem."

A partir daí situações são propostas e os candidatos vão sendo eliminados num processo tenso, intenso e, por vezes, humilhante. É hipnotizante ver como eles reagem, sua linha de argumentação e de convencimento para continuarem no jogo.

E o mais impressionante: isso realmente poderia estar acontecendo. Trabalhei por 14 anos no meio corporativo, participei de processos de seleção e atividades de dinâmica de grupo e nunca vi nada parecido com o Método Grönholm. Mas, ele poderia existir e as pessoas poderiam ser levadas por ele como os candidatos do filme foram.

Sensacional.

O filme foi baseado na peça El Método Grönholm e foi dirigido por Marcelo Piñeyro, de quem eu já tinha visto o filme Plata Quemada (2000), também excelente. Piñeyro conseguiu fazer com poucos atores, praticamente numa única locação e sem efeitos especiais um filme forte e nada cansativo. O roteirista é ele próprio e Mateo Gil, que participou de Mar Adentro e Vanilla Sky. Inclusive, por melhor roteiro adaptado e melhor ator coadjuvante, El Método recebeu dois prêmios Goya.

Com relação aos atores, só conhecia o Eduardo Noriega, que atuou também em Plata Quemada e em El Lobo (2004). Mas, todo o elenco convence de verdade.

Ver esse filme foi como ver 12 Homens e uma Sentença (12 Angry Men - 1957) no formato do reality show O Aprendiz. Faz pensar no mundo em que vivemos, na aceleração e na concorrência do nosso tempo e, quando o penúltimo candidato sai do prédio e encontra a rua de Madrid vazia e devastada pela passeata contra a globalização, resta um sentimento de que o preço que pagamos é muito alto.

PS: O filme já foi lançado em DVD no Brasil. O nome que a distribuidora escolheu foi O que você faria?. Não preciso dizer mais nada do por quê eu só referencio o filme pelo título original...

Segue o trailer...


Segue um trecho da peça original...

Nenhum comentário: