quinta-feira, 8 de novembro de 2007

The War Room

Quando vejo um grande filme, costumo me perguntar como foi o processo criativo, como eram as discussões, como seria a sala de reunião da produção. Realmente, deve ser muito diferente das minhas salas de reunião, onde só se vê notebooks com Excel e Power Point, ternos, tailleurs, saltos e a estrela de todas as reuniões: o cronograma. Ele está em todas. Pode ser direto no Microsoft Project, já condensado em "seus melhores momentos", em planilhas ou apresentações, por tarefa, por recurso, por produto a entregar...

Às vezes eu me perguntava: onde está o modelo de dados, o código de uma rotina de banco de dados, as telas do sistema? Um ou outro poderia ter um exemplar desse por perto, mas o cronograma é o preferido, do gerente ao programador.

Então, eu vejo as fotos da sala de reunião da produção do filme Watchmen, onde as paredes estão tomadas, literalmente, por cores: art concept, fotos, desenhos, rascunhos de roupas, cenários, veículos... Claro que o cronograma existe em algum lugar, afinal de contas, "time is money", mas a arte é a maioral.



Aí, eu penso: cada um tem a sala de reunião, ou war room, que merece...

Um pequeno desabafo de quem passou 14 anos com cronogramas e sem nenhuma arte.

Para ler, nas palavras do diretor de Watchmen, como "funciona" essa sala, clique aqui.

Nenhum comentário: