segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Tá Dando Onda

Nesse final de semana levei meu filho para ver a nova animação da Sony Pictures Animation: Tá Dando Onda, ou Surf´s Up no original.

O filme acompanha a trajetória do pinguim Cody Maverick, ou Cadu para os brasileiros, desde a saída de sua terra natal até a participação no grande Campeonato Anual de Surf na ilha Pen Gu. Cody, na sua casa, sempre foi um incompreendido. Todos, principalmente seu irmão mais velho, acham uma besteira o seu amor pelo surf e consideram Cody um pinguim fracassado e irresponsável. Isso até o dia que o caça-talentos do Campeonato chega à Antártica montado numa baleia e aceita levar o jovem Cody para a disputa.

Lá na ilha, ele descobre que as ondas e o Campeonato podem ser um pouco mais difíceis do que imaginava, principalmente por causa de Tank, o pinguim brutamontes e sem escrúpulos que vem conquistando todos os troféus nos últimos anos.

O grande acerto dessa animação foi contar a história de Cody e do Campeonato como se fosse um documentário, ou seja, os personagens interagem com a "câmera", há entrevistas, bastidores, cenas de Campeonatos passados... Uma curtição!!! A história em si e os personagens não primam pela originalidade, mas são engraçados e cativantes o suficiente para fazerem os adultos e as crianças rirem.

Como fui ao cinema acompanhada de um "ser" de 4 anos de idade, tive que assistir a uma cópia dublada, fato ao qual já venho me acostumando quando se trata de animações. Mas, particularmente, nesse filme, achei o trabalho de dublagem sensacional, pois como os pinguins são surfistas, eles têm que falar como tal, então, por exemplo, o looser original virou mané em português, entre outras pérolas da dublagem que caíram muito bem no contexto do filme.

A qualidade da animação também não deixou a desejar. As cenas dentro d'água, das ondas, dos tubos, da arrebentação estão muito realistas.

No fundo, no fundo, eu até diria que gostei mais de Tá Dando Onda do que de Ratatouille (2007). Acho que Ratatouille tem um roteiro mais elaborado, trabalha um universo completamente inexplorado na área de animação infantil e tem um final impecável, mas diversão, diversão mesmo, eu tive nas ondas da ilha Pen Gu, ou Pin Gu em português.

Nenhum comentário: